| CORPO VIVO | Arte, Saúde e Educação do movimento integrado
autoconhecimento, acolhimento, cuidado, (re)vitalidade, coragem, disrupturas, reflexão, descobertas, liberdade, autonomia de corpes em movimento...
Ópera de Calimério Soares, com libreto de Nilson Nunes, apresentada de 10 a 14 de outubro de 2017 no Salão Leopoldo Miguez pelo projeto A Escola vai à Ópera
A Escola vai à Ópera apresenta “O Menino Maluquinho”
Direção cênica de José Henrique Moreira. Idealização e direção geral de Maria José Chevitarese.
O projeto A Escola vai à Ópera, da UFRJ, apresenta a montagem inédita da ópera infantil “O Menino Maluquinho”, nos dias 10, 11, 12 e 14 de outubro, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. O elenco é formado por 10 cantores do conjunto vocal Brasil Ensemble, 50 crianças do Coral Infantil da Universidade e orquestra de câmara composta por instrumentos de sopros e percussão.
Lançado em 1980 na Bienal do Livro de São Paulo, “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, completa 37 anos e já virou história em quadrinhos, peça de teatro, filme, série de TV e ópera. Originalmente escrita em inglês com o título de Crazy Boy, esta versão é cantada em português, em um ato dividido em dez cenas, com 50 minutos de duração, tendo música de Calimério Soares e libreto de Nilson Nunes.
Esta é a oitava ópera do projeto A Escola vai à Ópera, que já recebeu mais de dez mil alunos da rede pública e particular de ensino. Esta montagem tem direção geral de Maria José Chevitarese, direção cênica de José Henrique Moreira e regência de Ernani Aguiar e Kaique Stumpf.
Apresentações de 10 a 14 de outubro de 2017 no Salão Leopoldo Miguez.
Ópera infantil de Calimério Soares.
Libreto de Nilson Nunes baseado na obra de Ziraldo.
Tradução do libreto por Fabiana Moura e adaptação por Vânia Lovaglio.
Interpretação de Jacqueline Rezende, Maria Gerk, Hebert Augusto, Tiê de Kühl e Machado, Crislaine Hildebrant, Marcelo Coelho, Guilherme Moreira, Bruna Figueiredo, Gabriele De Paula, Thiago Teixeira e Juliana Sampaio.
Coro Infantil da UFRJ. Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Ernani Aguiar e Kaíque Stumpf.
Na mídia:
http://www.movimento.com/2017/09/opera-de-um-menino-feliz/
https://roteirinhocarioca.com.br/2017/09/01/o-menino-maluquinho-escola-de-musica-da-ufrj/
https://adufrj.org.br/noticia/ufrj-apresenta-opera-o-menino-maluquinho/